top of page
fund.png

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Paradise in Flames - Black Wings e Telas

Tipo de projeto

Pinturas digitais, telas em canva e serigrafia

Minha relação profissional com a Paradise in Flames vem de alguns anos, durante os quais pude desenvolver duas pinturas em estilo rústico, com referência nas técnicas de carvão, esponja, pincel grosso e caneta bico de pena para o clipe da faixa "Galeria de Arte do Inferno" (2023).

Nesta produção, elementos protagonistas são sete telas representando desastres/crimes da humanidade, das quais duas fui convidado a pintar. Também realizei assistência de arte, viabilizando impressões e produções de todos os quadros.

Uma das pinturas lembra o episódio do assassinato de George Floyd (46 anos, 2020 - Minneapolis - EUA), no qual um policial, em ato abusivo de autoridade, pisa e pressiona o pescoço do homem citado, matando-o por asfixia. Sua última fala "I can't breath" repercutiu mundialmente.

A segunda tela de minha autoria representa Genivaldo de Jesus (38 anos), assassinado pela Polícia Rodoviária (Sergipe - 2022) no ato de jogá-lo dentro do porta-malas do veículo oficial e asfixiá-lo em uma "câmara de gás improvisada".

Sobre o trabalho desenvolvido para o single "Black Wings" da banda Paradise in Flames (Black Metal - BH) em 2024: ao me convidar para o projeto, seu líder, André Damien, também proprietário do estúdio Maçonaria do Áudio (Nova Lima - MG), perguntou se, além de pintura realista, trabalhava com estilos mais abstratos.

Na ocasião afirmei que sim, no sentido de "dar conta do recado", pois a demanda era novidade na minha prática artística. Na tentativa de empreender esta oportunidade, propus um acordo onde determinei um tempo hábil para estudar e executar a obra até um ponto suficiente, no qual André já poderia concluir se o processo estava dentro da expectativa ou não. No final desta etapa, a resposta foi positiva e prosseguimos com a finalização da pintura.

Este tratamento, de "teste de processo", foi peculiar neste projeto, em especial, a fim de não perder a oportunidade, pois a Paradise in Flames preza profundamente pela sua qualidade audiovisual, além do respeito adquirido na cena pesada, tanto no Brasil quanto no exterior. Precisava honrar o convite e o alto nível da banda, neste sentido.

Texto oficial da divulgação:

"A ilustração ficou a cargo do mestre Bruno Munayer que soube representar com maestria a ideia geral da música, resgatando traços de Portinari em seus quadros: criança morta e retirantes, estes que por uma série de vezes ilustrou a obra Vidas Secas de Graciliano Ramos.

Toda temática segue uma conexão com várias obras de artistas brasileiros inclusive Luiz Gonzaga…

Que venha Asa Negra"

A música, parte do full álbum "Blindness", considerado um dos melhores lançamentos do metal extremo nacional em 2024 pela mídia especializada (Mariutti Team), ganhou videoclipe oficial e a arte de minha autoria foi adaptada para merchandising oficial da banda (serigrafia), pela Arise Camisetas.

bottom of page