top of page

No Collections Here

Sort your projects into collections. Click on "Manage Collections" to get started

Realismo

Por definição, "Realismo" é uma técnica artística que procura representar algo (seja um animal, um objeto, uma planta) com extrema fidelidade. Em outras palavras, o resultado de uma pintura realista se confunde com a própria imagem de referência. Em última análise, além da competência artística sobre luz e sombra, coloração e proporção, o realismo exige profundo poder de observação e interpretação da cena inspiradora.

Obs.: importante deixar claro que, quase sempre, fotos apresentam interferências de iluminação e, logo, sombras, que incidem sobre as coisas. Tais interferências naturais de uma foto, até mesmo poeira da câmera fotográfica, podem ou não fazer parte do resultado realista. Exemplo: ao pintar uma planta de espécie específica, cujo rosa precisa ser fiel, o profissional deve observar se uma eventual parede amarela de fundo, ao refletir a luz solar lateral de uma janela, muda o rosa original da planta. Dependendo do resultado demandado, o artista tem a responsabilidade, não havendo outro referencial de observação, de "regular" as cores de interferência da parede que incidiram sobre o objeto protagonista da obra.

Imaginem no caso de um animal de estimação: por mais que sejam de certa raça cujos exemplares são muito parecidos, seu dono (cliente), ao encomendar sua pintura realista quer, além das características básicas, o olhar, a expressão, um trejeito, uma mania, uma cicatriz. Para o dono do animal ou de um objeto eles são únicos, transcendem a questão apenas imagética ou da espécie biológica.

Cabe ao artista conversar e entender o que deve ser captado no resultado. Podem existir centenas de rosas parecidas, mas a memória específica de uma, sendo a inspiração de determinada obra realista, ligada a uma pétala quebrada, uma mancha minúscula, um traço de "nascença", até mesmo uma gota.

Enfim...o realismo não é só técnica minusciosa de pintura, mas captação do "espírito" da cena e entendimento de que qualquer coisa que se pinte é única, independente da aparente banalidade da imagem de referência. Este respeito ao significado/história antecede todo o processo, no meu trabalho.
...

Sobre minha ética de trabalho: no caso das artes comissionadas, visto a particularidade envolvida em cada obra, como descrito acima, não reproduzo nem comercializo a peça. Exclusivamente a unidade pintada, impressa e enviada para o cliente será a existente, sendo um exemplar único.

Se a sua estima se relaciona a uma simples tampinha de garrafa, através da minha pintura realista, ela se tornará, digamos, a única tampinha de garrafa existente, por ser A SUA tampinha de garrafa.

Abaixo, algumas das melhores obras realistas que pintei ao longo dos últimos anos.

bottom of page